A NF-e 4.0 irá substituir a versão 3.10 da nota fiscal eletrônica e, com isso, algumas mudanças significativas vão acontecer. Por isso, se você emite nota fiscal de produto/venda, é importante ficar atento a elas.

O objetivo deste post é explicar claramente como as alterações podem afetar a sua emissão de NF-e. Assim, você já se prepara para elas e não fica sem gerar os documentos, o que pode causar problemas sérios na legalização do seu negócio.

Quer entender melhor sobre a NF-e 4.0? Então, acompanhe o nosso conteúdo!

O que é a NF-e 4.0?

A NF-e 4.0 é a versão que vai substituir a 3.10, o modelo utilizado atualmente. A novidade foi anunciada em novembro de 2016, que informou que o novo layout da nota fiscal eletrônica entrará em vigor até 2018.

Prazos:

  • Homologação: 20 de novembro de 2017
  • Produção da versão: 4 de dezembro de 2017
  • Final da vigência da versão 3.1: 2 de julho de 2018.

Sendo assim, até 2 de julho de 2018, todos os contribuintes deverão utilizar a versão NF-e 4.0.

Por que o modelo de NF-e está mudando?

Assim como qualquer outro setor, a legislação, os processos e as particularidades fiscais também mudam e se atualizam. Por isso, uma nova versão está sendo implementada.

As mudanças geralmente demoram a acontecer devido a uma exigência do Encat. O órgão ordena que as alterações sejam realizadas apenas há necessidades de alterações acumuladas.

Isso se deve em função dos sistemas emissores e Sefaz terem suas próprias características, portanto, uma mudança, mesmo que simples, exige ajustes importantes que afetam as empresas que precisa da nota fiscal para formalizar as suas transações de compra e venda.

Porém, se você utiliza um emissor confiável e inteligente, como o NOTURNO SOFTWARE, você não tem que se preocupar com esse tipo de situação, pois essa é a função do software. Portanto, você continua vendendo e o sistema gera as notas fiscais de acordo com a versão em vigor.

Então, se você já é nosso cliente não tem o que se preocupar. Não é ainda? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Quais são as principais mudanças da NF-e 4.0?

Confira as mudanças que merecem a sua atenção!

1. Campo de pagamento

Com a NF-e 4.0 o campo de pagamento será obrigatório, o que acontecia apenas com a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). Dessa forma, você terá que preencher o “Grupo de Informações de Pagamento”.

2. Fundo de Combate à Pobreza

Será possível incluir no Fundo de Combate à Pobreza (FCP) a taxa de ICMS, que será opcional no arquivo XML.

3. Código GTIN

O código de barras GTIN será obrigatório e confirmado seguindo as normas do Cadastro Centralizado de GTIN (CCG). Os produtos que não possuem o GTIN, devem constar como “Sem GTIN” na nota fiscal.

4. Indicador de Escala Relevante

A nova versão permite que bens e mercadorias que não podem se submeter ao regime de Substituição Tributária sejam sinalizados por meio do Indicador de Escala Relevante. Sendo assim, o contribuinte deve informar se o produto é ou não produzido em Escala Relevante.

5. Protocolo SSL

Visando aumentar a segurança dos processos fiscais, a NF-e 4.0 vai contar com a adoção do protocolo SSL como padrão de comunicação. O objetivo é oferecer um maior controle das transações e sem vulnerabilidades.

6. Campos padronizados

A NF-e conta com vários campos novos, removidos ou alterados. Também foram incluídos modalidades de frete adicionadas e campos de IPI, que devem seguir um padrão específico.

7. Anvisa

Quando a venda for de medicamentos, o código da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve ser informado no campo específico da NF-e 4.0.

Essas são algumas das mudanças da NF-e 4.0, mas você ainda considera isso tudo muito complicado? Então, conheça o NOTURNO SOFTWARE e pare de se preocupar com tanta burocracia e particularidade da nota fiscal eletrônica. Entre em contato agora mesmo!

Como escolher um Sistema de Gestão?

É fundamental se atentar a alguns detalhes no momento da escolha do melhor sistema para sua empresa. Conhecer seu mercado e seus desafios, entender como o software pode ajudá-lo a ter mais controle e saber quais indicadores são os mais eficazes para o seu negócio são alguns dos pontos que devem ser previamente analisados.

Com o NOTURNO SOFTWARE, o controle pode ser feito a partir de qualquer computador, Celular ou Tablet, todos os usuários têm acesso às mesmas informações, o que evita duplicidades, esquecimentos e resulta em economia de recursos.

Automatize a maneira como sua empresa emite as notas fiscais, permitindo importar todos os itens dos pedidos de vendas e transmitindo os dados diretamente do sistema. Obtenha de forma simples e eficaz todos os benefícios da substituição tributária e demais regras fiscais existentes. Atualmente, sua empresa possui uma maneira fácil e eficaz de emissão de notas fiscais?

Para saber mais sobre o NOTURNO SOFTWARE, fale com um de nossos especialistas! Ele vai ajudá-lo a identificar a melhor solução para a necessidade de sua empresa.

Showing 2 comments
  • Glenio Duarte
    Responder

    o noturno já está atualizado para atender este novo layout?

    • NoturnoSoftwares
      Responder

      Sim amigo, desde o anuncio da mudança de versão da NF-e, em meados de dezembro de 2017, já trabalhamos e fizemos a migração do Software para a versão 4.00. Sempre buscamos antecipar as atualizações afim de manter nosso Cliente sempre de acordo com as regras ficais vigentes no País.

Deixe seu Comentário